A Orquestra de Câmara de Pedroso (OCP) integra-se na Associação Musical de Pedroso (AMP) e surge da assinatura de protocolos entre a AMP e a Câmara Municipal de Gaia e a Junta de Freguesia de Pedroso. O seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade para a música erudita na região, assim como proporcionar a jovens músicos uma experiência efetiva no trabalho orquestral. É formada por professores e alunos da Escola de Música da AMP e por jovens músicos de Gaia e da região Norte do país, sendo composta por 38 elementos.
A OCP beneficia ainda da colaboração privilegiada de jovens solistas e maestros, dos quais destacamos: Cesário Costa, Leonardo de Barros, António Saiote, Zoltan Santa, José Atalaia, Manuel Ivo Cruz e António Vitorino de Almeida.
O Diretor Artístico da Orquestra de Câmara de Pedroso é Altino Carvalho, elemento da Orquestra Nacional do Porto. Destacando-se em várias atuações, quer promovidas pela AMP, quer solicitadas por diversos organismos públicos e privados, a OCP já realizou mais de 80 concertos em todo o Norte do país e na Galiza, sendo de realçar:
- Dia Mundial da Música
- Dia Mundial da Criança
- Concertos Didáticos para os alunos do Ensino Básico e Secundário
- Concertos de Natal, Ano Novo e Páscoa
- Festival Internacional de Música de Gaia
- Museu do Carro Elétrico
- Comemorações Garrett
- Festival da Madalena
- CRIDEM '99
- Vigo e Pontevedra
- Auditório Municipal de Gaia
De todos os concertos, é ainda de destacar os que foram promovidos pela Delegação do Norte do Ministério da Cultura e o convite do Consulado Português de Vigo para participação no Concerto Comemorativo do Dia de Portugal nessa cidade. Gravou um CD do "Hino de Pedroso", com o apoio da Radiodifusão Portuguesa e colaborou na gravação de um outro para a editora Poligram/Universal.